Vídeo Institucional ou Corporativo?

Os vídeos institucionais e corporativos são ótimas formas de comunicação para que empresas alcancem diferentes objetivos, ajudando a fortalecer e expandir o conhecimento da marca.

Preparamos esse conteúdo para explicar a diferença entre os vídeos institucionais e os vídeos corporativos, além de detalhar quando é mais adequado usar cada um dependendo de sua necessidade.

Confira!

O que é um vídeo institucional?

O vídeo institucional é uma forma de comunicação produzida para as empresas que desejam apresentar informações sobre sua história, produtos e outros dados importantes sobre a marca de forma mais estruturada.

Dependendo do caso, as empresas falam sobre aspectos de seus recursos humanos, sua infraestrutura, o diferencial logístico ou sobre sua produção. Eles ajudam a criar um posicionamento no mercado, ressaltando sua missão e seus valores, citando suas ações sociais ou ambientais, o que agrega valor à marca.

O formato pode ser curto ou de alguns minutos, explicando informações e mostrando com vídeos tudo sobre a empresa de forma resumida, sem que a pessoa precise passar por vários menus e páginas de seu site para ter todas as informações relevantes.

O que é um vídeo corporativo?

O vídeo corporativo normalmente possui um uso diferente do institucional, mais focado em mostrar trabalhos já produzidos pela empresa, ressaltando o potencial que oferece, também podendo apresentar um produto específico, seu uso, benefícios e diferenciais.

Esse formato corporativo é mais focado no público externo do negócio, mas também pode ser usado internamente para ressaltar o que vem sendo desenvolvido, engajando todos em continuar trabalhando para o desenvolvimento da empresa.

Eles são desenvolvidos principalmente como uma ferramenta de marketing, ajudando a convencer mais clientes e alcançar novos públicos consumidores, já que tem um impacto atrativo e oferece um alto grau de penetração quando usado corretamente.
Os dados de uma pesquisa da Vídeo Brewey mostraram que 80% das pessoas entrevistadas lembram de ter visto um vídeo que apresentasse um produto no último mês e 46% delas tomaram alguma ação a partir dele, seja pesquisar sobre, visitar o site ou realmente comprá-lo.

Como escolher o vídeo ideal?

Como você pôde ver, ambos os tipos de vídeos possuem funções muito úteis, sendo usados em momentos específicos conforme os objetivos da empresa e os resultados que pretende alcançar.

Lembramos que os vídeos corporativos ajudam a agregar valor à marca, mostrando sua solidez e ressaltando seu posicionamento. Assim, o foco inicial quando se deseja usar esse formato não é necessariamente a venda em si, mas reforçar seus valores.

Ainda assim, ele pode servir indiretamente para alcançar um público novo que não conhecia a marca. Da mesma forma, os vídeos corporativos podem ser usados em momentos de comemoração, como uma nova certificação alcançada ou aniversário de décadas de sua criação.

Já os vídeos institucionais são normalmente usados com um foco mais comercial, seja para reforçar sua qualidade e posicionamento entre fornecedores, como para vendas, funcionando como ferramenta de comunicação direta com os consumidores.

Para desenvolver um vídeo institucional ou corporativo para seu negócio, conheça a Conosenti, uma empresa com 20 anos de experiência produzindo vídeos e outras soluções modernas para divulgar empresas, treinamentos, produtos, entre outros.

Além de todos os formatos tradicionais, a Conosenti ainda oferece soluções inovadoras com uso de tecnologia de ponta, como vídeos imersivos 360 graus e vídeos interativos. Entre em contato agora para encontrar a solução ideal para você! Oferecemos uma consultoria sem compromisso para entender seu projeto ou ideia.

Veja outros artigos